Preços variam, é natural. Mas como mantê-los ao mesmo tempo justos para o consumidor e capazes de contribuir adequadamente para que a empresa tenha o lucro que a sustente, pague os funcionários, os empresários e continue funcionando perfeitamente?
Com o passar do tempo todo produto terá alguma alteração no seu custo. Seja pelo aumento no preço de uma matéria-prima, alíquotas de impostos ou outros tributos reajustados, bem como mudanças nas tarifas de luz, água, gás, aluguel... O fato é que é praticamente impossível que um produto fique sem algum tipo de reajuste vez por outra, até porque, o negócio precisa se manter viável e aumentos no valor da operação uma hora têm que chegar ao preço final, para compensar o investimento feito na produção dos itens.
O desafio para os empresários e entender os impactos das mudanças em algumas das variáveis nos preços praticados junto ao consumidor final. É, sem dúvida, um ponto bastante sensível e encontrar o equilíbrio não é simples. A empresa precisa imaginar como o cliente perceberá os preços mais caros dos produtos, sem que isso signifique perdê-lo e também encontrar o valor que seja suficiente para cobrir os custos de produção, as despesas geradas pelo processo de venda e o lucro que se espera obter. E como as padarias e confeitarias trabalham com centenas ou milhares de produtos, essa dificuldade se torna maior.
Atualizar preços é complexo
Reajustar o preço de uma grande quantidade de itens é sim trabalhoso e complexo. Mesmo em empresas pequenas, a lista de itens vendidos pode chegar a três mil, o que reforça a importância desse controle. Realizar esse trabalho de forma superficial para evitar as complicações de sua execução é problemático.
Vale desenvolver um processo organizado para atualização dos preços. Ele precisa permitir uma atualização rápida, mas adequada, conforme a necessidade do negócio, e sem exagero para espantar os clientes. Sem um procedimento eficiente, a empresa corre o risco de efetuar vendas com o preço desatualizado, o que gera quebras e prejuízos.
A precificação dos produtos envolve diferentes áreas do negócio. Muitas empresas utilizam sistemas automatizados que permitem uma gestão facilitada dos produtos. Essas ferramentas permitem controlar os custos e a produtividade dos negócios, entendo real impacto de cada variável nas contas da empresa, facilitando os cálculos. Eles também oferecem diversos recursos que permitem a atualização de preços, permitindo selecionar diversos itens para promover a mudança. Desta forma, os gestores conseguem responder rapidamente a qualquer mudança e entender o impacto que essas alterações têm na venda de cada um dos itens.
Ao ter controles financeiros mais organizados a empresa tem mais informações para realizar as mudanças de preços dos produtos de forma assertiva. Desenvolver uma boa gestão desses dados é um ponto chave no mercado moderno que exige cada vez mais profissionalismo das padarias e confeitarias. As que não têm esses mecanismos bem definidos são as que mais sentem os impactos dessas mudanças em sua rentabilidade e produtividade.
Uma ferramenta para ajudar na atualização de preços
Antes de trocar as etiquetas na área de vendas, é interessante tomar alguns cuidados:
- Produtos de revenda: no caso dos itens de revenda, o responsável pelas compras deve repassar qualquer mudança de preço ao administrativo. O cálculo do novo preço então será feito a partir do mark-up do produto.
- Produção própria: para os produtos de produção própria, além das mudanças de preço dos fornecedores de matéria-prima, outras questões influenciam a composição do preço, como: mão de obra, energia, água e aluguel. Todos esses custos são gatilhos que podem influenciar o preço.
Definidos os novos preços para os itens. É hora de trocar as placas na área de venda. Uma sugestão é de que alguém ligado à gerência seja o responsável por fazer essa tarefa, que pode acontecer na seguinte sequência:
- Mudar o preço na gôndola.
- Informar os funcionários do departamento em que o produto se encontra.
- Por último, mudar o preço no sistema.
É muito importante que essa ordem seja seguida na mudança de preços de produtos, para não influenciar a percepção do cliente sobre a empresa. Esse processo evita situações constrangedoras em que o cliente escolhe um produto pelo preço na gôndola e ao chegar ao caixa descobre que o preço estava incorreto - geralmente o produto está mais caro.
Para organizar tudo, veja essa planilha que reúne as informações em um só lugar e pode ajudar a compor um histórico das mudanças de preço.
Márcio Rodrigues
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Controle para Atualização de Preços
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Mercadoria
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Novo preço
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Data
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Assinatura
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Sempre que preciso, o empresário deve utilizá-la. E ainda manter o olhar atento às mudanças de mercado, economia, insumos, serviços, que possam impactar no preço final dos produtos. Gerenciar tarefa diária!
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