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Série Cases de Sucesso - Costa Mendes: uma história de sucesso, desafios e superação
Conheça a história da Rede que começou com apenas 12 funcionários, sobreviveu a um incêndio e tornou-se referência em todo o Estado do Ceará, empregando hoje cerca de 345 funcionários em suas unidades
por Elisangela Santos
01/02/2019

    A luta constante para vencer em um mercado extremamente competitivo, o apoio certo para superar os desafios do empreendedorismo e uma imensa dose de gratidão por todos aqueles que, um dia, acreditaram no potencial de uma pequena empresa. Esta foi a receita de sucesso que fez da Rede Costa Mendes uma das maiores empresas do Setor da Panificação de toda a cidade de Fortaleza. Motivado por um sonho que nasceu há mais de duas décadas, o empresário Iran de Lima sobreviveu a um início repleto de turbulências e, por vezes, teve diante de si um cenário árduo, que quase o conduziu a uma desistência. Porém, não foi essa a escolha que ele fez.

    Obstinado a lutar pelo negócio e a fazer o que fosse preciso para mantê-lo de pé, Iran enfrentou os três primeiros anos após a abertura sentindo o gosto amargo da falta de retorno de todo um investimento. “Não havia resultado, mesmo trabalhando muito”, revela ele, que abriu o negócio após graduar-se em Engenharia de Alimentos. Disposto a enxergar nos desafios oportunidades e nas frustrações lições para aprender e tornar-se mais forte a cada obstáculo, ele logo aprendeu que o apoio certo teria uma capacidade imensa de transformar todo o seu suor em ouro ao longo da trajetória da Costa Mendes.

    Durante um dos momentos mais difíceis, foi o pai, Senhor João Alves, quem disse a ele algo que marcaria sua história, servindo como fonte de onde ele tiraria uma vez mais forças para continuar: “Eu não criei filho para desistir, foram essas as palavras que meu pai usou e que, naquele momento, mexeram muito comigo”, relembra ele, descrevendo a importância de todo o apoio que recebeu de sua família.

    Com a motivação refeita e uma determinação que vai além das dificuldades, logo surgiria outro apoio ao qual ele seria extremamente grato ao longo de seu caminho: “Comecei com apenas 12 funcionários, e, quando conheci o Márcio Rodrigues, tinha apenas 27, hoje já são 345 ao todo. Naquela época, gerávamos R$ 200 mil, hoje estamos com R$ 2,5 milhões de faturamento”, compara ele, que conta os principais pontos trabalhados pela Metodologia Propan desde o início da parceria.


Endireitando a rota – como trabalhar as oportunidades para evoluir

    Disposto a doar-se ao máximo e trabalhando com total dedicação dia após dia, Iran foi capaz de uma entrega que só aqueles que um dia cederam tudo por um sonho teriam coragem para fazê-lo: “Decidi viver por completo pelo negócio, apanhei uma rede e, por dez anos, dormia na padaria, sei que isso foi uma grande loucura”, revela ele, entre risos. O que para muitos, a princípio, poderia até parecer estranho, para ele foi uma das decisões mais acertadas em prol dos frutos que, com persistência, logo colheria.

    “Ainda lembro do Márcio me orientando a ‘passar a caixinha’ todo dia, em cada canto, para descobrir as coisas que nunca tinha visto”, conta ele que, aplicado, ia colocando em prática as instruções que recebia. Com coragem para acompanhar o mercado e implantar novas estratégias, ele viu o negócio se estruturar, ganhar forças, aumentar o quadro de funcionários e abrir novas unidades. E se por um momento para ele pareceu uma grande loucura trocar suas noites de sono em casa por uma rede para dormir na própria empresa, ele logo descobriria que não estava sozinho quando o assunto era dedicação: “Lembro como se fosse hoje de uma consultoria em que o Márcio se propôs a passar o feriado inteiro de Finados trabalhando na Costa Mendes. Naquele dia, tudo que ele me disse foi: não quero pagamento, e sim fazer sua empresa crescer”, revela ele com gratidão, contando que, com o tempo, foi exatamente isso que aconteceu.

Equipe Costa Mendes, um time pronto para o que vier!

    Em uma trajetória formada por desafios e superações, Iran viveu um dos momentos mais difíceis para quem tem um negócio: ver que havia perdido quase tudo de forma repentina. “Em 2007 a padaria pegou fogo, fiquei louco, quando cheguei já estava tudo em chamas”, revela ele, que mais uma vez buscou dentro de si forças para acreditar e reconstruir tudo de novo.

    Porém, depois de todo o incêndio, uma chama diferente foi acesa no coração de cada colaborador: a esperança. “Toda a equipe ficou do meu lado, me apoiaram a ponto de dizer para mim que trabalhariam mesmo com o salário atrasado, mas me ajudariam a reconstruir tudo que perdi. Em um tempo recorde, recuperamos tudo novamente”, relembra ele, que cita a importância do apoio que recebeu naquela época. “Ficamos mais fortes, todos se engajaram mais, e a Costa Mendes cresceu acreditando na amizade e respeitando seus funcionários e clientes”, afirma.

Quando os resultados chegam, para alguns, é sempre hora de crescer ainda mais!

    Melhoria do ticket médio, realização dos processos corretos, implantação de pré-pesagem, utilização de fichas técnicas, calendário de produção e demais estratégias assertivas para a administração e o aumento de vendas. A Costa Mendes se modernizou, viu chegar novas ideias, abraçou o novo e surpreendeu o público de Fortaleza. De uma unidade, tornou-se rede e passou, então, para quatro unidades, incluindo a matriz. “Pratico até hoje as técnicas de vendas aprendidas com o Márcio”, declara ele, contando que reunia toda a equipe para colocar em prática tudo que aprendia.

    Colhendo os frutos de todo o investimento, intenso trabalho e dedicação que empenhou como fundador do negócio, Iran atua hoje nas áreas estratégicas de uma empresa que conta com uma estrutura sólida e moderna, mas nem sempre foi assim: “No início, a padaria não era informatizada, e Márcio me falava sobre a importância do controle, mesmo que fosse feito em um caderninho”, conta ele ao relembrar da implantação do sistema Lince (software que ajuda no gerencimento e contabilidade do negócio).

    Com as novas ferramentas e estratégias, tudo tomou outro rumo: “Os processos que o Márcio prega são 100% viáveis e, na prática, é perfeitamente possível de fazer. O Propan é desburocrático, simples e aplicável”, afirma ele, que menciona ainda que até hoje envia seus funcionários para participarem do Curso de Multiplicadores ministrado pelo próprio Márcio em Belo Horizonte.

Conquistando o cliente – um marketing que nunca falha

    Atualmente, a Costa Mendes tornou-se referência em Fortaleza e em toda região do Nordeste. “Nosso mix de produtos é o maior do Estado”, oferecemos hoje 1.912 produtos de produção própria, feitos diariamente”. A rede trabalha com espaço amplo, contando com uma estrutura onde os clientes têm à disposição um roteiro de possibilidades da gastronomia: “Temos setor de sushi, massas, tapiocas, crepes, panquecas, caldos e sopas, cafeteria, self service com café da manhã, almoço e chá da tarde. Há também espaço kids, área com rodízio de pizza e nossa tradicional padaria”, conta Iran.

    Segundo ele, hoje, se o cliente de Fortaleza pensa em comer, a Costa Mendes logo vem à mente: “Fizemos uma pesquisa e constatamos que, de cada 100 clientes, apenas 30% já saiam de casa sabendo o que iriam pedir. A maioria esmagadora de 70% deixa para escolher quando chegam aqui e têm à disposição todas as nossas opções”, declara ele, que hoje tem a alegria de ver os clientes apresentando os setores para os amigos que convidam para conhecer a padaria. “Minha satisfação é ver quando eles estão ao telefone e dizem para um amigo: estou aqui na Costa Mendes. Hoje estar aqui tornou-se um status”, comemora.

    Com 24 anos de padaria, Iran alimenta o mesmo sonho e guarda o mesmo amor do início: “É como se cada dia para mim fosse sempre o primeiro”, declara ele, que continua presente no negócio, direcionando as estratégias e o cotidiano da empresa. “A empresa está inaugurando agora uma nova unidade em um bairro nobre de Fortaleza, com estilo italiano e padaria artesanal”, revela ele, adiantando os projetos já em execução para o ano de 2019.

    Com o coração grato de quem descobriu no apoio recebido ao longo de sua trajetória a força que precisava para avançar, ele segue agora rumo a novas conquistas. “Guardo o sentimento de dever cumprido, mas sei que há ainda muito para conquistar. Manter e crescer é preciso, e eu vou continuar trabalhando e acreditando como sempre fiz”, finaliza ele, que ousou um dia duvidar dos obstáculos e tornar sua marca um sucesso conhecido em todo o Brasil.

 

 

 

 

 

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