NOTÍCIAS
Desvendando o Desempenho das Panificadoras em 2024
por Márcio Rodrigues
06/03/2025

O mercado de panificação brasileiro é um dos mais promissores e dinâmicos do país. Para se manter competitivo, é essencial que os gestores de panificadoras estejam atentos aos indicadores-chave de performance do setor.

Realizamos uma pesquisa com 82 empresas do setor de panificação, que empregam mais de 4 mil colaboradores e atendem 20 mil clientes diariamente. As empresas participantes estão distribuídas em dez estados brasileiros e representam diferentes portes e regiões, abrangendo as seguintes localidades:

  • Bahia (3,03%);
  • Ceará (3,03%);
  • Espírito Santo (36,36%);
  • Minas Gerais (22,73%);
  • Pará (6,06%);
  • Paraná (3,03%);
  • Piauí (6,96%);
  • Pernambuco (1,52%);
  • Rio de Janeiro (3,03%);
  • São Paulo (15,15%).

Regiões:

  • Nordeste (14,06%);
  • Norte (6,25%);
  • Sudeste (76,56%);
  • Sul (3,13%).

Porte das empresas:

  • Faturamento até 200 mil ao mês (6,67%);
  • Faturamento entre 201 a 500 mil ao mês (28,33%);
  • Faturamento entre 501 mil a 1 milhão ao mês (38,33%);
  • Faturamento entre 1 a 2 milhões ao mês (20,00%);
  • Faturamento acima de 2 milhões ao mês (6,67%).

Indicadores-chave analisados:

  • Faturamento;
  • Venda de produção própria;
  • Venda de revenda;
  • Número de clientes;
  • Tíquete médio;
  • Venda de pão francês em volume e valor;
  • Preço médio do pão francês.

Resultados da Pesquisa:

  • Faturamento: 80% das empresas pesquisadas tiveram aumento no faturamento em relação ao ano anterior, com uma média geral de crescimento de 8,03%. A empresa com maior aumento cresceu 48,21%, enquanto a que teve a maior redução teve 16,9% de queda. Considerando somente as empresas com aumento de faturamento, a média foi de 12,22%. Contudo, se considerarmos somente as empresas que tiveram redução, a média foi de 6,81% de queda.
  • Venda de produção própria: 80% das empresas apresentaram crescimento na venda de produção própria, com média geral de 9,09%. A empresa com maior aumento cresceu 54,10%, enquanto a que teve a maior redução teve 15,48% de queda. Analisando apenas as que tiveram aumento na venda de produção própria, a média foi de 12,84%. Mas se considerarmos somente as empresas que tiveram redução, a média foi de 6,66% de queda.
  • Venda de revenda: 71,67% das empresas registraram aumento no faturamento de produtos de revenda, com média de 6,04%. A empresa com maior aumento cresceu 62,80%, enquanto a que teve a maior redução teve 22,60% de queda. Considerando somente as empresas com aumento na venda de revenda, a média foi de 11,56%. Todavia, observadas apenas as que tiveram redução, a média foi de 5,96% de queda.
  • Número de clientes: 75% das empresas aumentaram o número de clientes atendidos, com média geral de crescimento de 4,06%. Aquela com maior aumento cresceu 41,46%, enquanto a de maior redução teve 12,78% de queda. Considerando apenas as empresas com aumento nos clientes atendidos, a média foi de 7,6%. Por outro lado, verificando somente aquelas que tiveram redução, a média foi de 5,44% de queda.
  • Tíquete médio: 92,86% das empresas tiveram aumento no tíquete médio, com média de 3,97%. A empresa com maior aumento cresceu 12,32%, ao passo que a de maior redução teve 4,80% de queda. O tíquete médio geral foi de 35,08, o menor foi de 16,14 e o maior foi de 67,14. Considerando somente as empresas com aumento no valor médio gasto pelos clientes, a média foi de 6,26%. Entretanto, se forem consideradas apenas as empresas que tiveram redução, a média foi de 2,82% de queda.
  • Venda de pão francês em volume: 52,17% das empresas aumentaram a quantidade de pão francês vendida, com média de crescimento de 7,31%. A empresa com maior aumento cresceu 61,84%, enquanto a que teve a maior redução teve 13,47% de queda. Consideradas somente as empresas com aumento na venda de pão francês, a média foi de 17,55%. Todavia, se observarmos somente aquelas que indicaram redução, a média foi de 4,59% de queda.
  • Venda de pão francês em valor: a venda do pão francês corresponde a uma média de 9,36% do faturamento total das empresas pesquisadas. Em relação a 2023, essa participação cresceu 3,14%. 78,26% das empresas pesquisadas tiveram aumento no faturamento do pão francês vendido, com média geral de crescimento em relação a 2023 de 14,77%. A empresa com maior aumento cresceu 38,58%, enquanto a que teve a maior redução teve 10,07% de queda. Considerando somente as lojas com aumento no faturamento do pão francês, a média foi de 17,39%. Contudo, se verificarmos somente as empresas que tiveram redução, a média foi de 3,82% de queda.
  • Preço médio do pão francês: 86,96% das empresas aumentaram o preço do kg do pão francês, com média de 5,5%. A empresa com maior aumento no preço foi de 21,04%, enquanto a que teve a maior redução teve 5,96% de queda no preço do kg do pão francês. Considerando somente as empresas com aumento no valor do preço do pão francês, a média foi de 7%. Entretanto, se considerarmos somente as empresas que tiveram redução do valor, a média foi de 2,15% de queda.

Análise dos resultados

O mercado de panificação brasileiro demonstrou resiliência e crescimento em 2024, com a maioria das empresas pesquisadas apresentando resultados positivos nos principais indicadores-chave de performance. O aumento no número de clientes e no tíquete médio indica um mercado aquecido e com potencial de crescimento. O pão francês se mantém como um produto fundamental para o setor, com aumento tanto no volume de vendas quanto no faturamento.

Recomendações para gestores de panificadoras:

  • Invista em estratégias para aumentar a produção própria e a venda de produtos de revenda.
  • Adote medidas para fidelizar clientes e aumentar o tíquete médio.
  • Monitore o preço do pão francês e ajuste as estratégias de venda de acordo com as condições do mercado.
  • Mantenha-se atualizado sobre as tendências do mercado de panificação e busque aperfeiçoar seus produtos e serviços.

Conclusão:

As informações e análises apresentadas neste material podem auxiliar os gestores de panificadoras na tomada de decisões estratégicas para impulsionar o crescimento de seus negócios.

A Márcio Rodrigues & Associados é uma empresa especializada em consultoria de gestão para o setor de panificação. Nossa equipe de consultores experientes oferece soluções personalizadas para ajudar sua panificadora a alcançar o sucesso. Entre em contato conosco e saiba como podemos auxiliar no desenvolvimento do seu negócio!

 

 

 

CONHEÇA TAMBÉM
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
MAIS NOTÍCIAS