NOTÍCIAS
Dia do Panificador: parabéns a quem transforma farinha em alimento, em celebração!
por Márcio Rodrigues & Associados
07/07/2023

No próximo dia 8 de julho, celebramos o Dia do Panificador - data em homenagem aos profissionais que se dedicam a produzir uma das iguarias mais antigas e populares da humanidade: o pão.

As padarias são empresas tradicionais no Brasil e o segmento de panificação envolve mais de 70 mil empresas em todo o país. De acordo com o Instituto Tecnológico da Alimentação, Panificação e Confeitaria (ITPC), o segmento faturou R$ 121,09 bilhões em 2022, o que representou um crescimento de 14,4%. E dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) o segmento emprega 2,5 milhões de trabalhadores, sendo 920 mil diretos e 1,6 milhão indiretos.

Esses números mostram a importância do panificador na economia brasileira. O panificador é o profissional que fabrica os pães e outros produtos de panificação e confeitaria, seguindo as mais variadas receitas e normas de qualidade e higiene. O panificador é responsável por transformar a farinha em arte e sabor, satisfazendo os paladares dos consumidores.

O pão é um alimento que acompanha a história da civilização desde os tempos mais remotos. Estima-se que os primeiros pães foram feitos há mais de 12 mil anos na Mesopotâmia, a partir de grãos triturados e assados sobre pedras quentes ou sob as cinzas. Com o passar dos séculos, o pão foi se aprimorando com o uso de diferentes tipos de farinhas, fermentos, ingredientes e técnicas de preparo.

Ele chegou ao Brasil no século XIX, trazido pelos imigrantes europeus, principalmente os italianos e portugueses. Eles trouxeram consigo as receitas tradicionais de seus países e fundaram as primeiras padarias no país. Desde então, o pão se tornou parte integrante da cultura e da alimentação dos brasileiros, que consomem em média 33,5 kg de pão por ano.

Atualmente, as padarias diversificaram muito sua atuação, se estabelecendo como local que pode atender aos variados momentos de compra dos clientes. Do café da manhã tradicional a vendas on-line, do pão francês a serviços de buffet, almoços, happy hour e muito mais!

E para se manter como essa referência o consumo de panificados, o panificador precisa estar atento às tendências e exigências do mercado atual, que demanda produtos cada vez mais diversificados, saudáveis, sustentáveis e personalizados. A concorrência é cada vez mais acirrada e as padarias enfrentam grandes desafios, como ver uma gama diversificada de negócios como concorrentes e grandes indústrias também se estabelecendo no cenário nacional.

Além disso, o consumidor moderno busca por pães integrais, orgânicos, sem glúten, sem lactose, com grãos especiais, recheios diferenciados, etc. O panificador precisa se adaptar às novas demandas e oferecer produtos que atendam às necessidades e desejos dos clientes.

Aproveitemos a data como oportunidade para reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do país. É também uma ocasião para celebrar a arte da panificação e confeitaria, que encanta os olhos e o paladar de todos.

O pão é um alimento que simboliza a vida, a partilha e a comunhão. Por isso, nada mais justo do que homenagear aqueles que o produzem com tanto carinho e dedicação. Parabéns a todos os panificadores pelo seu dia!

 

 

 

CONHEÇA TAMBÉM
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
MAIS NOTÍCIAS